.

Livro relata gestão de sucesso em presídio alagoano

Divulgação

O sistema prisional alagoano é um tema recorrente nos trabalhos acadêmicos. Recentemente, uma pesquisa deu origem ao livro 'Módulo de Respeito: Praticaspolíticas cotidianas como uma aposta ético política para pensar os processos de (re)inserção social'. Produzida por Hellen Nicácio de Araújo, a obra relata o cotidiano do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC).
Inaugurada em agosto de 2011 e gerida pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), a unidade tem sua metodologia baseada nos Módulos de Respeito, experiência trazida da Espanha para o Brasil de modo pioneiro por Goiás. Atualmente, Alagoas é o único estado do país que mantém uma unidade em funcionamento neste modelo que efetiva a reintegração social.
"Conheci o trabalho do Núcleo durante um mestrado em Segurança Pública. Ao visitar a unidade fiquei encantada. Queria registrar o olhar peculiar dos profissionais que atuam naquele ambiente e principalmente a metodologia empregada na custódia dos internos, que é tão diversa do sistema padrão", revela a pesquisadora e defensora pública do Espírito Santo, Hellen Araújo.
O principal diferencial da unidade é o cumprimento integral da Lei de Execução Penal (LEP). De acordo com alguns parâmetros desta metodologia, a educação, capacitação profissional, trabalho e apoio familiar são fundamentais para o desenvolvimento e reingresso social dos internos. Os efeitos dessa gestão prisional são traduzidos nos baixos índices de reincidência criminal.
"Agradeço o apoio do secretário da Ressocialização, coronel Marcos Sérgio de Freitas, que abriu as portas da unidade para que essa pesquisa fosse feita. A experiência no Núcleo comprova que o atendimento da LEP e das noções de direitos humanos fazem a diferença na vida dos apenados. Essa metodologia deveria ser replicada em outros estados", conclui Araújo.

Serviço:
Livro: 'Módulo de Respeito: Práticaspolíticas cotidianas como uma aposta ético política para pensar os processos de (e)inserção social'
Autora: Héllen Nicácio de Araújo
Editora: CRV
Agência Brasil
Livro relata gestão de sucesso em presídio alagoano Livro relata gestão de sucesso em presídio alagoano Reviewed by Noticias Online on 03 fevereiro Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.