.

Presidente afegão diz que Paquistão "é base dos talibãs"

Divulgação

O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, acusou hoje (2) o Paquistão de ser a "base dos talibãs” e pediu a esse país "ações claras" contra os insurgentes, no primeiro discurso à nação após os atentados das últimas semanas que deixaram 120 mortos em Cabul. 

"O Paquistão é a base dos talibãs", disse Ghani após uma delegação enviada por Cabul apresentar na última quarta-feira a Islamabad "evidências" da presença de supostos terroristas no seu território.

O presidente afegão acrescentou que 11 supostos militantes suspeitos de ter colaborado com a organização dos ataques "foram detidos e suas origens rastreadas", sem mencionar explicitamente o Paquistão.

"Uma lista clara desses indivíduos e suas conexões foi compartilhada com o governo paquistanês", disse. Cabul espera "ações claras" frente aos documentos e evidências relacionadas aos ataques contra o Hotel Intercontinental na capital afegã, no qual morreram 20 pessoas, entre elas 14 estrangeiros, e o atentado com uma ambulância com explosivos que deixou 103 mortos e mais de 200 feridos.

Ghani qualificou os dois atentados, reivindicados pelos talibãs, de "ataques contra toda a nação" e prometeu que "os afegãos terão vingança, mesmo que demore cem anos".

"Medidas no âmbito nacional foram tomadas e a operação em Band-e-Timor (na província de Kandahar) foi um grande sucesso", afirmou Ghani, em referência à uma recente ofensiva no sul do Afeganistão na qual, segundo as autoridades, pelo menos 50 talibãs morreram e 32 foram capturados com vida. "Estas operações vão continuar", assegurou o presidente.

Afeganistão e Estados Unidos denunciam há anos que a rede Haqqani, uma das principais facções dentro dos talibãs, se refugia em território paquistanês, algo que Islamabad negou reiteradamente.

Desde o final da missão internacional de combate da Otan, em janeiro de 2015, o governo de Cabul vem perdendo terreno para os insurgentes e atualmente controla apenas 57% do país, segundo o inspetor especial geral para a Reconstrução do Afeganistão  do Congresso dos EUA.

Agência Brasil
Presidente afegão diz que Paquistão "é base dos talibãs" Presidente afegão diz que Paquistão "é base dos talibãs" Reviewed by Noticias Online on 02 fevereiro Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.