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Cansaço, cãibras e dificuldade de concentração? pode ser falta de Magnésio



Você tem experimentado fraqueza, cãibras frequentes, batimentos cardíacos irregulares, falta de concentração, enjoos, falta de apetite, confusão mental e/ou fadiga muscular sem causa aparente? Pode estar faltando magnésio no seu corpo. Magnésio é um mineral e eletrólito essencial que tem um papel importante em vários processos no nosso corpo, incluindo a produção de energia, saúde cardiovascular, funções dos nervos e músculos, estrutura óssea, funções cerebrais e digestivas.

A carência de magnésio (obtido dos alimentos da nossa dieta) é um problema de saúde mais comum do que se imagina. Estudos apontam que cerca de 70% das pessoas não ingerem a quantidade diária necessária. E um grupo menor pode ainda experimentar uma forma mais severa (cerca de 2%) em que os sintomas ficam mais acentuados. Para piorar, quando a gente fica mais velho, a absorção do que ingerimos de magnésio fica reduzida, por isso é preciso dar uma atenção extra ao que estamos consumindo e, em alguns casos, fazer uso de suplementação. Segundo o nutricionista clínico Lázaro Medeiros, especialista em genômica nutricional, outros problemas do nosso estilo de vida moderno, como excesso de estresse e de consumo de alimentos ultraprocessados também fazem o corpo ter mais dificuldade para absorver o magnésio.

A falta do mineral está associada com uma série de doenças como osteoporose, aumento de risco para depressão e diabetes. Ela atua nas funções cerebrais e digestivas e saúde óssea. Por isso vale prestar atenção se sua ingestão diária está suficiente. Um exame de sangue pode detectar o problema se a deficiência for significativa, por isso fale com seu médico se estiver tendo esses sintomas. "Hoje também avaliamos se o paciente está dentro da normalidade, mas com parâmetros mais baixos no exame, se a suplementação se faz necessária quando o estilo de vida ou histórico do paciente indicam que ela pode ser benéfica", diz Lázaro.

Ele alerta que a suplementação deve ser acompanhada por profissional de saúde, pois o consumo em excesso poda causar males e riscos para a saúde como enrijecimento de veias e artérias, diarreia e problemas gástricos.

Inclua mais magnésio na dieta

Ingerir a quantidade ideal do mineral é fundamental. Por isso inclua alimentos ricos em magnésio como castanhas, grãos integrais e feijão. Inclua amêndoas, sementes de abóbora, chocolate amargo e amendoim na sua rotina. Até pipoca tem boas quantidades do mineral.

Suplementação

Nem sempre todo mundo consegue obter a quantidade ideal de magnésio somente com a dieta, principalmente quando ficamos mais velhos, por a absorção diminui. Por isso é importante avaliar com um medico a possibilidade de suplementação. Para se ter uma ideia, 28 gramas de amêndoas oferece 18% da quantidade diária recomendada (mulheres precisam de 320 mg do mineral e homens, 420 mg). Existem formas diferentes de magnésio para diferentes funções:

Magnésio malato ou Dimalato

Envolvido na manutenção das células do tecido nervoso. 
Otimização da produção de energia pelo corpo e no metabolismo de carboidratos. O magnésio dimalato favorece a absorção do cálcio da alimentação e reduz a incidência de câimbras e fraqueza muscular.

Magnésio L treonato

atua no sistema nervoso e nas funções cerebrais, colabora com a memória e ajuda no bom funcionamento das células cerebrais. Essa forma vem ganhando atenção de estudos por sua proteção ao envelhecimento cerebral.

Magnésio citrato

tem um papel importante no relaxamento, propriedades para relaxar a mente e os músculos e ajuda a reduzir cãibras. Também colabora na saúde das veias e artérias.

Cloreto de Magnésio


  • Reduz as cãibras musculares;
  • Aumenta a absorção intestinal;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Melhora a performance nos treinos;
  • É um importante antioxidante;
  • Aumenta a disponibilidade de vitamina D;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Acelera a recuperação muscular;
  • Controla a pressão sanguínea;
  • Regula a produção de insulina;
  • Combate a inflamação.
Cansaço, cãibras e dificuldade de concentração? pode ser falta de Magnésio Cansaço, cãibras e dificuldade de concentração? pode ser falta de Magnésio Reviewed by Noticias Online on 24 novembro Rating: 5
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